top of page

O que as pessoas pensam sobre o design?

Muitas pessoas pensam que sabem o que é o Design, mas se engana quem acha que há um conceito fechado sobre essa profissão que possui várias subáreas e ramificações. Hoje o design é utilizado por todo mundo seja para projetar um móvel, uma peça de vestuário ou um trabalho gráfico. Seja para o que for o De­sign está presente para dar a função ou estética necessárias ao projeto em criação.

O design sempre acompanhou a humanidade, mas, historicamente, é uma área rela­tivamente jovem que cresceu juntamente com a produção em larga escala da 2° revolução industrial. Pensando na questão de definição e também de entendimento geral sobre o design, o presente texto tem como objetivo, através de entrevistas, saber a opinião de leigos e de en­tendedores, como estudantes de design, sobre o tema e a partir disso observar o que as pes­soas pensam sobre o design e como o próprio designer vê a sua profissão.

A entrevista consiste na apresentação, em forma de texto corrido, as opiniões de duas pessoas. Primeiramente a entrevista apresenta a opinião de um estudande de design da uni­versidade Federal de pernambudo e já em segundo plano, ela apresenta as opiniões de alguém considerado leigo no assunto, uma au­xiliar de farmácia.

Opiniões sempre divergem quando o assunto é design, pois desde os primeiros pe­ríodos do curso existem relatos distintos a res­peito do tema. Esses temas podem ser tanto em relação à própria definição que se dá ao design quanto à opinião em geral que as pessoas dão a essa profissão. Estudantes de design sem­pre modificam sua visão do curso logo após o primeiro período e o jovem acaba tendo uma visão diferente daquela que ele tinha anterior­mente. “Muitos entram por motivações que não condizem com o curso, por isso é necessá­rio no 1º período ter cadeiras obrigatórias que nelas são discutidas sobre o design e o como o designer se encaixa no mundo atual.”- diz o entrevistado, quando perguntado a ele se sua opinião sobre o design mudou logo após o co­meço do curso.

Além da questão de opiniões, existe o problema da definição da profissão. Nem todos possuem uma opinião formada sobre o que é design e aquele que se arrisca a uma opinião sempre diz algo bem generalizado, como “o design é projetar soluções para determinados problemas”, mas isso se aplica a outras áreas também dentre elas a arquitetura e a engenha­ria. Dessa forma, pode-se dizer que o design é tudo e “há certas ligações em outras áreas como moda, gráfico e produto que dá o direito a qualquer ser humano fazer design”, pois a humanidade possui características de pensar, planejar e executar tarefas tanto simples como complexas.

Dentre os vários meios de expor o seu trabalho, que o designer possui, existe o dese­nho. Muitas pessoas acreditam que para fazer design é preciso saber desenhar como Da vinci ou Michelangelo, mas se engana quem pensa dessa forma. O desenho, como dito anterior­mente, é apenas um dos meios e “não há uma regra que lhe obrigue a desenhar”. Embora o entrevistado não saiba desenhar ele admite que “não é uma necessidade, mas ajuda muito no processamento de ideias podendo visuali­zá-las em algo bidimensional”.

Embora o curso na Universidade Fede­ral de Pernambuco se chame DESIGN , existe uma divisão de áreas. Há quem diga que é de moda, de produto ou gráfico e muitas vezes não gosta de se meter em cadeiras que ficam fora da sua zona de conforto, com isso aca­bam-se formando profissionais de uma única área, isso é algo que “tem pontos negativos e positivos. Quando você foca em uma área do design, é formado alguém extremamente ca­paz de realizar serviços naquele campo. Quan­do se entra em outras áreas isso acaba que tem estudantes formados em uma área como foco fazendo serviços de áreas que ele não tem um conhecimento profundo. Mancha o nome do designer! Mas há pontos positivos, pois há al­guns estudantes indecisos ou, às vezes, traba­lha em duas áreas e com excelência! Mas eu entendo essa divisão porque somos formados como designers, então é algo que engloba as três áreas, o bom é pagar profundamente pelo menos de duas áreas.”- diz o entrevistado.

Para saber como a profissão e a palavra Design, vêm sendo entendida e apresentada pela sociedade atual, mais especificamente por pessoas não atuantes da área, realizamos algumas perguntas para entendermos qual a noção sobre o assunto, o real significado e atuação do Design para essas pessoas. Ao perguntar sobre o valor do trabalho do designer, a entrevistada fala que, tem sido fator principal para o campo da moda. Ela reconhece que não possui o real conhecimento a respeito do assunto, mas pelo pouco entendimento sobre o tema observa a falta que faz destes profissionais e principalmente em um polo comercial como o que temos no Agreste Pernambucano. Quando falamos em design, percebemos que logo no geral vem à cabeça o design de moda.

Ao perguntar se ela saberia explicar o porquê, a mesma afirma: “A primeira visão que eu tenho na realidade é que design tem a questão de desenhar. Desenhar para mim vem a noção de moda, de estilo, algo que projeta.”

A bagagem que o designer possui, o seu potencial e a falta de reconhecimento para com estes profissionais, principalmente pelos próprios comerciantes e donos de empresas, acarreta em escassez de oportunidade e desvalorização da profissão. “O design é o que você pensa, é você ter estilo, é o que você pensa da moda. O que eu penso do design é isso: é você ser fashion, é você ter estilo, é você ser autêntica. Mas é de suma importância o trabalho do design, o que seria da moda sem o design?” - afirma a entrevistada.

Não ter preconceito em relação ao design ou com o próprio designer se faz necessário, mas acreditar que seria importante possuir dons e talentos apropriados para isso é um pensamento geral da população leiga no assunto. O apreço por coisas diferentes é a principal característica dada pela entrevistada, pois segundo a mesma, ela acredita que o design seja isso: “é você mostrar o diferencial, ser inovador, ter o básico, mas ser criativo e trazer o seu estilo.”

 o MANIFESTo do artefato:

 

Este é um ótimo espaço para escrever um texto longo sobre a sua empresa e seus serviços. Você pode usar esse espaço para entrar em detalhes sobre a sua empresa. Fale sobre a sua equipe e sobre os serviços prestados por você. Conte aos seus visitantes sobre como teve a idéia de iniciar o seu negócio e o que o torna diferente de seus competidores. Faça com que sua empresa se destaque e mostre quem você é. Dica: Adicione a sua própria imagem clicando duas vezes sobre a imagem e clicando em Trocar Imagem.

 próximos EVENToS: 

 

31/10/23:  Exposição de Arte Escandinava

 

6/11/23:  Arte em Vídeo Pelo Mundo

 

29/11/23:  Palestra: História da Arte

 

1/12/23:  Festival de Cinema Indie 2023

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page